Neste artigo, apresentarei os diferentes tipos de campanhas, objetivos e tipos de anúncios que você deve usar para promover seus produtos com o Facebook Ads e onde cada um deles se encaixa na jornada do cliente.

Pense neste guia como um modelo para sua evolução e experiência na hora de anunciar no Facebook.

Para que sua empresa se destaque, não basta somente criar a sua conta e começar a criar anúncios, é preciso realizar uma ampla gama de análises para que seus anúncios sejam eficientes para sua empresa. Vamos ver alguns desses pontos importantes para assim determinar o tipo de campanha que podemos utilizar para nossa empresa no Facebook.

Configurando sua conta comercial do Facebook

Se ainda não o fez, o primeiro passo será ir para business.facebook.com e criar uma conta gratuita. Depois de criar a conta da sua empresa, você poderá configurar sua primeira campanha de anúncios no Facebook.

Tipos de campanha

Existem dois tipos básicos de campanha que você pode exibir para sua empresa:

  • Campanhas de tráfego frio (pessoas que não conhecem sua empresa)
  • Campanhas de remarketing (pessoas que já demonstraram algum interesse em sua empresa)

Eles estão relacionados aos objetivos da campanha, e você escolherá seu objetivo com base no tipo de campanha que está executando.

Campanhas de tráfego frio

Essas campanhas são usadas para atingir clientes em potencial ou pessoas que nunca ouviram falar de você.

A ideia por trás de uma campanha de prospecção é:

  • Para construir seu público
  • Gere interesse em seus produtos
  • Faça com que mais pessoas conheçam sua marca e o que você vende

Se você estiver fazendo uma campanha de geração de leads (ou se estiver direcionando o tráfego para uma página de destino onde coleta endereços de e-mail), você construirá sua lista de e-mail para poder acompanhar esses clientes em potencial fora do Facebook. Saber como anunciar no Facebook pode alavancar suas vendas e ajudar muito no crescimento da sua empresa.

Certifique-se de criar sua lista de e-mail ao mesmo tempo

Dessa forma, se o Facebook fizer alguma mudança importante, você ainda terá uma base de clientes para a qual promover seus produtos.

Campanhas de remarketing

Depois de criar um público no Facebook, obter novos clientes, fazer as pessoas clicarem em seus anúncios e enviar novos visitantes ao seu site, você pode criar uma campanha de remarketing usando esses públicos.

Para essas campanhas é realizado uma estratégia para alcançar todas as pessoas que já viram, curtiram ou já compraram e se interessam pela sua empresa e pelos produtos ou serviços que você vende e são captadas por meio de emails no momento da prospecção de sua primeira campanha.

Suas campanhas de remarketing são onde você fará suas vendas e criará uma base fiel de clientes satisfeitos que ajudarão a sustentar seus negócios.

As 3 fases da Conscientização do Cliente

Seus clientes em potencial passam por três estágios de aquisição:

  • Consciência
  • Consideração
  • Conversão

O Facebook divide cada um desses estágios em objetivos de campanha no Gerenciador de Anúncios. Então, você sabe, você pode usar qualquer um dos objetivos do anúncio em qualquer ponto desses estágios, dependendo dos objetivos de sua campanha.

No entanto, o Facebook os divide assim:

Conscientização

É quando seus clientes estão apenas aprendendo sobre sua marca e seus produtos. Seu objetivo aqui é engajar novos públicos e torná-los cientes do que você tem a oferecer. Esses objetivos são perfeitos para campanhas de prospecção.

Os objetivos do estágio de Conscientização são:

Conscientização da marca: o Facebook recomenda o uso desse tipo de anúncio para aumentar o reconhecimento de sua marca alcançando pessoas com maior probabilidade de se interessar por ela. Esse tipo de anúncio é utilizado para alcançar pessoas e visualizações de um determinado segmento.

Alcance: esses anúncios são projetados para exibir seu anúncio ao número máximo de espectadores únicos durante sua campanha.

Impulsionando suas postagens: se você já viu aquele pequeno botão azul abaixo de uma postagem que você enviou de sua página do Facebook, agora você sabe para que serve.

Aumentar uma postagem pode fazer com que mais pessoas gostem e compartilhem essa postagem, criando mais engajamento e expandindo seu alcance.

Esse também é um tipo de serviço que o Facebook oferece de maneira paga e você consegue alcançar um tipo determinado de público alvo, podendo também escolher onde o seu anúncio será inserido, o quanto você deseja pagar pelo anúncio e também a opção de agendar seu anúncio.

Consideração

Este estágio é onde as pessoas conhecem sua empresa e tentam decidir se desejam comprar de você ou de um concorrente. Esta é uma etapa importante, porque é quando você quer começar a se relacionar com seus clientes em potencial.

Muitos profissionais de marketing consideram esse, o estágio de “geração de leads”.

Frequentemente, eles trocam informações úteis e relevantes, conhecidas como lead, pelo endereço de e-mail de um cliente potencial (pelo menos) para começar a cultivar um relacionamento com o cliente.

Esses métodos podem ser utilizados para campanhas de remarketing e também campanhas de prospecção de novos clientes.

Conversão

O estágio de conversão é onde você deseja especificamente que um cliente execute uma ação.

Idealmente, para comprar algo. O Facebook rastreia todas essas conversões, o que as torna perfeitas para campanhas de remarketing, pois você terá mais facilidade para criar um público para seus anúncios.

Os objetivos do estágio de conversão incluem:

Conversões: isso pode parecer óbvio, mas esses anúncios são otimizados para conversões. Para que seus anúncios sejam rastreados de forma rápida pelo Facebook você precisa ter o pixel do Facebook em seu site.

Vendas por catálogo: Esses tipos de anúncios são perfeitos para os e-commerces, pois você pode vender todos os seus produtos de uma maneira direta no Facebook. Utilizando a loja do Facebook, você consegue realizar a sincronização com a sua página e dessa forma promover de maneira mais sólida seus produtos.

Visitas à loja: perfeito para lojas físicas que desejam atrair mais tráfego de pedestres. Você pode segmentar as pessoas próximas e oferecer incentivos para que entrem em sua loja.

Entendo as melhores formas de utilizar seus anúncios e estratégias em suas campanhas no Facebook, você consegue obter ótimos resultados visando sempre o crescimento e o aumento dos lucros de sua empresa.

Agora que você conhece os fundamentos das campanhas publicitárias do Facebook, está pronto para usar o fenomenal sistema de segmentação do Facebook para atingir os públicos que deseja direcionar à sua loja e alcançar os objetivos que você espera para o crescimento da sua empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Assine nossa Newsletters

Receba semanalmente as principais notícias e conteúdos sobre Marketing Digital.

Você pode gostar disso