Cliente tendo uma ótima experiência de compra online
Fonte: Freepik

Desde a última terça-feira (22), gerentes de contas de Google Shopping estão recebendo e-mails sobre o mais novo recurso da plataforma. Agora, lojas que fornecem uma experiência de compra excelente terão uma série de vantagens, que incluem maior visibilidade na pesquisa.

Screenshot do e-mail que o Google enviou para gerentes de conta do Gogle Shopping, anunciando a novidade Experience Scorecard
Fonte: Menachem Ani/Twitter

Nós estamos introduzindo o programa de Google Shopping Experience Scorecard para medir o nível de experiência do cliente que você fornece. O objetivo do programa é recompensar negócios que oferecem uma experiência de compra excelente com mais visibilidade na aba de Shopping.

Como funciona o Google Shopping Experience Scorecard

Chamado de Experience Scorecard, o programa criou 5 métricas que ajudam a avaliar a qualidade do processo de compra:

  • Tempo de entrega médio;
  • Custo de frete médio;
  • Período para devolução médio;
  • Custo de devolução médio;
  • Pedidos entregues no prazo.

Cada métrica terá três possíveis classificações: “Excelente”, “Comparável” e “Oportunidade”. Quanto melhor as lojas se saírem nesses quesitos, a mais vantagens elas terão acesso.

As classificações são definidas de acordo com o desempenho de outras lojas. As métricas são atualizadas diariamente, mas refletem um período retroativo para garantir a manutenção da performance aprimorada.

Vantagens

Segundo o Google, os benefícios do Experience Scorecard incluem uma melhora no ranqueamento e um emblema mostrado aos clientes. Bem como “outros benefícios que vão ajudar os consumidores a encontrarem o seu negócio” que não foram especificados.

Screenshot do emblema que será mostrado junto aos produtos das lojas com melhor desempenho no Experience Scorecard do Google Shopping
Fonte: Google Merchant Help Center

Como implementar

documentação completa traz as informações de API necessárias para implementar o Scorecard Experience no Google Shopping. Vale lembrar que a adesão ao programa é opcional, como reforçado pelo Google:

O objetivo do programa é incentivar o fornecimento de uma experiência excelente para os clientes. Embora você não receba os benefícios listados, você não será penalizado se não oferecer um certo nível de experiência do cliente ou se você não fornecer algumas ou todas as informações necessárias.

Ou seja, ficar de fora significa ter menos vantagens em relação aos concorrentes, mas não uma relação direta com perda de performance.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa Newsletters

Receba semanalmente as principais notícias e conteúdos sobre Marketing Digital.

Você pode gostar disso