Pessoa passando pelo feed do Instagram

O Instagram anunciou que vai trazer de volta o feed cronológico no ano que vem. Desde 2016, o que determinava a ordem dos posts era um algoritmo baseado nas preferências dos usuários e engajamento com os posts.

A funcionalidade do feed algorítmico foi amplamente defendida pela rede social, apesar de haver muitos usuários que afirmavam preferir o modo de funcionamento antigo. Mesmo assim, a opinião do público não foi a catalisadora da mudança.

Facebook Papers levantam questões éticas sobre o uso das redes sociais

O anúncio foi compartilhado pelo Head do Instagram, Adam Mosseri, durante uma audiência do Senado dos Estados Unidos.

A ocasião foi um desdobramento do processo sobre os Facebook Papers, uma série de documentos confidenciais que foram vazados por Frances Haugen, ex-funcionária do Facebook.

Entre várias revelações bombásticas, estava o fato de que o Facebook estava trabalhando ativamente para aumentar a retenção de crianças no Messenger Kids, aplicativo focado no público infantil.

Isto é, indo totalmente contra as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), que afirma que o tempo que crianças passam em frente às telas deve ser nulo ou limitado até certa idade.

Portanto, uma grande parte da discussão é: os esforços constantes das redes sociais para tornar suas plataformas mais viciantes para o público são éticos?

Nesse sentido, a volta do feed cronológico serve para fornecer um nível menor de condicionamento sobre o conteúdo visto pelos usuários nas redes sociais.

Iniciativa tende a beneficiar pequenos e médios negócios

Embora tenha outras motivações por trás, a volta do feed cronológico pode representar mudanças profundas na maneira com que empresas utilizam a rede social para se conectar com seus públicos.

A questão do alcance dos posts sempre foi amplamente discutida. Principalmente a partir do momento em que contas de negócios notaram ter menos visibilidade do que perfis pessoais.

Sendo assim, à medida que usuários verão todos os posts na ordem em que foram publicados, contas menores terão a oportunidade de atingir uma parcela maior do seu próprio público de seguidores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa Newsletters

Receba semanalmente as principais notícias e conteúdos sobre Marketing Digital.

Você pode gostar disso