A inteligência artificial (IA) está cada vez mais integrada no cotidiano dos usuários, revolucionando de maneira extraordinária o cenário virtual, em um curto período.

Contudo, engana-se quem pensa que tem como escapar dessa tecnologia, e que a IA está presente apenas nos chamados chatbots — como o ChatGPT ou Bard.

Os assistentes virtuais, como a Siri, Alexa e o Google Assistant, são exemplos práticos dessa ferramenta em tarefas do cotidiano. Além disso, as plataformas de streaming de filmes e músicas, como a Netflix e Spotify, amplamente utilizadas, analisam o comportamento dos seus visitantes para criar recomendações.

Atualmente, a Inteligência Artificial chegou para revolucionar as buscas online, proporcionando resultados mais rápidos e personalizados para os usuários.

Isso é o que apresentou a pesquisa State of Search Brazil 4, realizada pela agência de SEO Hedgehog Digital, em parceria com a Opinion Box. A pesquisa contou com 4.137 entrevistas online, abordando um total de 75 perguntas, realizada em todas as regiões do país. Foram aprofundados tópicos atuais, como o comportamento de busca dos brasileiros, em relação à busca de informações, serviços, conteúdos e produtos e os principais canais de busca.

Além disso, o estudo mergulhou na utilização da Inteligência Artificial e seu poder nas dinâmicas de pesquisa. A seguir, entenda o impacto da IA nas pesquisas e as finalidades de seu uso. Descubra também o entendimento e o grau de confiança dos usuários nessa tecnologia. Boa leitura!

A era da Inteligência Artificial

As ferramentas de Inteligência Artificial têm um grande impacto em como é realizada as buscas e na comunicação dos usuários. Dessa forma, para estratégias eficazes de marketing digital, é fundamental entender como elas se conectam aos comportamentos de pesquisa. Continue a leitura para descobrir!

O que é a Inteligência Artificial para os brasileiros?

A Inteligência Artificial representa uma tecnologia que permite que as máquinas executarem tarefas que, tradicionalmente, requereriam de inteligência humana para serem realizadas. O estudo comprovou, através das respostas das entrevistas, que os brasileiros observam a IA como “Dispositivos e softwares capazes de emular o comportamento e o pensamento humano na tomada de decisão e execução de tarefas” e um “Algoritmo que simula a inteligência humana”.

Assim, observa-se que já existe uma grande compreensão da ferramenta pelos brasileiros, comprovando que a ferramenta chegou para ficar, visto que 7 a cada 10 pessoas dizem entender ou entender muito o que, de fato, é a inteligência artificial.

Qual o nível de confiança dos brasileiros em relação à IA?

Uma vez comprovado a importância da ferramenta no cenário atual, é possível se questionar: “Os brasileiros confiam nos resultados gerados por IA?”

Segundo a pesquisa, 81% dos entrevistados responderam que confiariam nos resultados gerados pela tecnologia. Um número impressionante que demonstra a ascensão e aceitação da ferramenta no país.

Os brasileiros confiam nos resultados gerados por IA?

Como foi o comportamento de busca dos brasileiros em 2023?

Outro insight que a pesquisa revelou foi o comportamento de busca dos consumidores em relação à inteligência artificial.

Uma observação importante é que 73% concordam ou concordam muito que o cenário de pesquisa não será como antes com a chegada dessas ferramentas. Dessa forma, a maioria dos entrevistados afirmou acessar a tecnologia principalmente via smartphone (75%) e estão muito satisfeitos com os resultados obtidos (78%).

Além disso, a pesquisa contou com a intenção de busca em diversos nichos de conteúdo, produto e serviço.

Por exemplo, o setor de Turismo, o grande protagonista da rotina de pesquisa dos brasileiros em 2023, teve um alcance de 72% dos entrevistados. Nessa categoria, a maioria dos usuários procurou por passagens, hospedagens e pacotes de viagem.

Como também, a busca por moda manteve-se como um crescimento expressivo, com 37% afirmando ter aumentado o hábito de pesquisa em 2023.

Assim, entendendo o comportamento de busca dos usuários, é possível identificar possíveis estratégias de marketing digital, auxiliadas pela inteligência artificial, que podem ajudar a aumentar o tráfego orgânico.

Uso do ChatGPT

Além disso, a pesquisa abordou os aplicativos que utilizam chatbots, como o ChatGPT. Criado em novembro de 2022, o ChatGPT revolucionou o mercado alcançando, em apenas dois meses, mais de 100 milhões de usuários.

Assim, quais são as finalidades de pesquisa do ChatGPT no Brasil?

Os entrevistados responderam utilizar a plataforma para pesquisar sobre informações sobre assuntos diversos (71%), informações sobre produtos (57%) e serviços (52%).

Como a inteligência artificial está moldando a busca online?

O estudo abordou a visão do futuro com a chegada das ferramentas de inteligência artificial. Sendo assim, uma observação importante das respostas obtidas é a expectativa dos usuários em relação às buscas.

Algumas respostas interessantes foram a afirmação que “As ferramentas de IA vão otimizar e muito nossas pesquisas e direcionar para as páginas corretas”. Como também, é possível observar uma expectativa que as ferramentas estão configuradas para fazerem a maioria do trabalho que teria de ser feito manualmente.

Uma vez que 60% dos entrevistados responderam que já utilizaram as ferramentas de busca que contassem com inteligência artificial, é importante entender o seu impacto no cenário atual.

Porém, quais são os principais motivos que os usuários utilizaram uma ferramenta de busca com inteligência artificial?

A maior destaque é a compreensão de como a inteligência artificial contribuiu na resolução de problemas com base nos dados. Assim, há uma grande tendência dos brasileiros na busca de soluções rápidas e eficazes, promovidas pelas novas tecnologias.

Nesse sentido, 60% dos entrevistados respondeu que utilizaram as ferramentas de busca com IA, motivas por aprender algo novo (47%), traduzir textos (41%) ou criar documentos (37%), entre outros.

Quais são os principais finalidades das ferramentas de busca com inteligência artificial?

Isso porque a inteligência artificial vem se consolidando em um cenário muito competitivo de marketing, onde a experiência do usuário tem grande importância.

Dessa forma, as ferramentas de inteligência artificial podem ser aliadas em estratégias de marketing digital e SEO, uma vez que, a partir da pesquisa, é possível afirmar que os brasileiros estão cada vezes familiarizados e abertos às plataformas digitais.

Isso fica comprovado com a State of Search Brazil, que anualmente revela um crescimento nos índices de usuários que utilizam algum canal de pesquisa online antes de realizarem alguma compra, com destaque para o aumento significativo do gigante Google.

Os consumidores do cenário atual estão em busca de informações confiáveis, rápidas e completas. Essa característica é uma oportunidade para as empresas buscarem maior visibilidade e é a chance de criar uma relação com o seu público-alvo.

Portanto, estamos caminhando em direção a um futuro ainda mais dominando pela inteligência artificial. Um cenário ideal para novas estratégias e ferramentas de marketing digital e SEO que podem revolucionar o mercado.

Ficou interessado e quer saber mais? Então, baixe agora mesmo a State of Search Brasil 4 e fique por dentro dos principais insights sobre os hábitos de pesquisa dos brasileiros!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa Newsletters

Receba semanalmente as principais notícias e conteúdos sobre Marketing Digital.

Você pode gostar disso