Logo do LinkedIn em parede de vidro
Fonte: Unsplash

Com mais de 930 milhões de usuários ativos, o LinkedIn é a principal rede social para encontrar profissionais e oferecer serviços, fazer networking e impulsionar negócios. Mas se você já teve a sensação de que está falando com as paredes mesmo em um lugar com tanta gente, saiba que não está sozinho nessa.

Existe um recurso muito bacana e relativamente pouco explorado para aumentar o engajamento de páginas de empresas e marcas: criar uma newsletter. Neste artigo, vamos te mostrar como e por que você deve fazer isso.

O que é uma Newsletter no LinkedIn?

Para começar, vale esclarecer para quem ainda não conhece o recurso que a Newsletter no LinkedIn é uma página que coleciona uma série de artigos sobre uma mesma temática, publicados regularmente.

A principal diferença entre a Newsletter no LinkedIn e os artigos “soltos” é que estes últimos ficam publicados na sua linha do tempo, e só podem ser acessados quando o usuário acessa o seu perfil e rola o feed. Já a newsletter tem uma página própria, que armazena edições atuais anteriores da publicação, que podem ser compartilhadas, salvas, comentadas e assinadas.

Para que servem as Newsletters do LinkedIn e por que criar uma?

A proposta desses conteúdos é fornecer uma visão aprofundada sobre um determinado tema, convidando os seguidores a se juntarem à conversa. E, consequentemente, gerando engajamento ao redor da discussão.

Com a newsletter, os leitores se tornam assinantes e recebem notificações toda vez que a empresa ou profissional compartilhar um conteúdo novo. A própria marca pode escolher a frequência, que deve ser pré-definida: diário, semanal, quinzenal ou mensal.

Notificação dizendo que o assinante será avisado quando houverem novos conteúdos na Newsletter no LinkedIn
Usuários são notificados quando há novos conteúdos (Fonte: LinkedIn)

O artigo também é enviado para a caixa de entrada do endereço de e-mail vinculado à conta do LinkedIn, adotando a forma mais comum de newsletter que conhecemos.

Quais são as vantagens das Newsletters do LinkedIn?

As vantagens da Newsletter no LinkedIn se assemelham aos benefícios de uma estratégia de e-mails informativos tradicionais. Ou seja:

  • cria um relacionamento recorrente e duradouro com o leitor;
  • aumenta a possibilidade de atingir novos leitores, a partir das interações das suas próprias conexões com o conteúdo;
  • estabelece a presença da marca no dia a dia do cliente;
  • refina a lista de contatos, pois somente pessoas com real interesse pelo tema vão assinar a newsletter, aumentando a possibilidade de engajar na conversa;
  • fornece conteúdo relevante, o que auxilia na jornada de compra;
  • ajuda a criar e fortalecer autoridade;
  • aumenta as visitas em conteúdos do blog e outros canais.

E dá certo, mesmo?

A organização de mídia Business Insider viu sua base crescer em quase 820 mil assinantes em 24 horas. Isso pode ter sido proporcionado pelas notificações enviadas pelo LinkedIn, onde se convida o seguidor da página a fazer a inscrição na newsletter.

Newsletter da Business Insider no LinkedIn
Página da newsletter da Business Insider no LinkedIn (Fonte: Business Insider/LinkedIn)

Similarmente, o Zoom foi uma das primeiras empresas SaaS que utilizou o recurso e teve uma grande taxa de adesão à newsletter. No mesmo período de 24 horas, mais de 10% de seus seguidores totais se tornaram inscritos.

Artigo que integra a newsletter do Zoom no LinkedIn
Artigos possuem a divulgação da newsletter no topo (Fonte: Zoom/LinkedIn)

Como criar uma Newsletter no LinkedIn?

Pode ter certeza: criar uma Newsletter no LinkedIn é mais fácil do que você imagina. É só seguir o passo a passo:

  1. Navegue até a seção de “Novo Artigo”.
  2. Selecione “Criar uma Newsletter”.
Passo 1 para criar uma Newsletter no LinkedIn
Fonte: LinkedIn
  1. Adicione título, descrição e logo para a newsletter.
  2. Selecione a frequência de envio.
  3. Publique a newsletter. O primeiro artigo será postado no feed da página, e os seguidores serão notificados do conteúdo.
Segundo passo para criar uma Newsletter no Linkedin
Fonte: LinkedIn
  1. Mantenha a frequência de publicações.
  2. Escolha uma imagem de capa diferente para cada artigo. O nome da newsletter não muda, mas o título dos artigos deve ser ajustado para deixar claro que tema será tratado em cada conteúdo.
  3. Utilize recursos diferentes para arejar o texto e torná-lo mais interessante. Você pode incluir vídeos, links, citações, apresentações do tipo slide e até cursos inteiros.
  4. Analise o desempenho de cada artigo da newsletter e acompanhe o crescimento base de seguidores.
Passo 3 para criar uma Newsletter no LinkedIn
Fonte: LinkedIn
  1. No seu perfil, troque o botão “Conectar” por “Seguir”. Assim, quem visitar seu perfil será convidado a acompanhar suas atividades sempre que você postar algo novo.

Outras dicas para ter resultados com a Newsletter no LinkedIn

Procure escolher um nome impactante e atraente para a sua Newsletter no LinkedIn, que seja compatível com a sua marca, ao mesmo tempo em que gera curiosidade.

Elabore cuidadosamente a Descrição: é ela que vai fazer com que as pessoas decidam assinar a newsletter ou não. Diga do que se trata, seja objetivo e venda seu peixe!

Não use imagens com baixa resolução nos artigos, nem figuras com marca d’água ou mal recortadas. Capriche na escolha da foto de capa da newsletter e dos artigos, bem como das imagens que você for utilizar ao longo do conteúdo.

Gere conteúdo de valor: se você conhece bem seu público-alvo, sabe onde aperta o calo e como aliviar essa dor. Então, tenha certeza de que o conteúdo que você vai publicar está verdadeiramente contribuindo para sanar esses problemas.

Não esqueça de incluir uma chamada à ação ao final de cada newsletter. Pode ser um convite para comentar, compartilhar ou enviar uma mensagem via DM para conversar melhor sobre um determinado tópico. O importante é não deixar a conversa morrer!

E aí, curtiu o nosso artigo sobre Newsletter no LinkedIn? Conte aqui pra gente se você já tem a sua e como anda o seu engajamento na rede. Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa Newsletters

Receba semanalmente as principais notícias e conteúdos sobre Marketing Digital.

Você pode gostar disso