A inovação tem se tornado um fator cada vez mais frequente no mercado, o que faz com que os gestores de um comércio eletrônico, frente aos desafios da digitalização, precisem focar em processos mais modernos com foco no resultado. Ou seja, em um gerenciamento mais ágil.

Sabendo desse fato, preparei um conteúdo simples e prático sobre como aplicar a gestão ágil em um projeto de e-commerce. Confira na sequência!

Porém, antes de continuarmos, vale ressaltar que uma das maiores dificuldades ao se deparar com a Transformação Ágil, é entender o processo e a linguagem usada. Portanto, se essa é a sua dificuldade também, te convido a conhecer o meu livro digital: SCRUM de A a Z, um guia que irá descomplicar tudo isso para você.

Inclusive o lançamento está acontecendo hoje, estando disponíveis nas plataformas Hotmart e Amazon. E se você é assinante do Kindle Unlimited, pode ler de graça. Confira!

Continuando…

Projeto de e-commerce: passo a passo com gestão ágil

Vejamos agora como fazer o planejamento do seu projeto e-commerce com gestão ágil.

Para começar, devemos dizer que todo projeto de e-commerce nasce de uma necessidade, seja essa necessidade gerada pelo movimento do mercado, pelo próprio objetivo de crescimento dos envolvidos, ou mesmo pela chegada das inovações tecnológicas que demandam adequação. Isso independe.

A questão é: como sei que nem sempre é fácil se adequar as transformações, preparei um passo a passo para isso, e você pode conferir a partir agora.

1° PASSO

O primeiro passo para ter um projeto de e-commerce com gestão ágil é planejar e listar tudo que se deseja ter no produto.

Nesse primeiro passo, você pode eleger um “dono do produto” que contextualizando, pode ser um profissional da sua empresa desde que ele seja qualificado para entender o que o e-commerce precisa, ou pode ser um consultor especializado, contratado, que possa assumir o planejamento com você, te orientando sobre o que precisa ser feito.

Esse profissional será responsável pela definição do que será feito, quando e em que prioridade será desenvolvido.

Vale dizer que isso deve acontecer antes mesmo de definir uma agência que vá desenvolver o seu projeto e-commerce.

Se você quiser falar com um consultor experiente para ser o dono do seu produto, ou mesmo para te ajudar nessa etapa, você pode falar comigo aqui.

2° e 3° PASSOS

Se estamos falando de projeto e-commerce com gestão ágil, então estamos falando também da implementação dos valores ágeis que virão com a metodologia ou framework escolhido, que deve ser o que melhor atenderá as necessidades do projeto.

Logo, o segundo passo é justamente identificar a metodologia e/ou framework que mais se adequa ao seu tipo de projeto. Já adianto que são vários, Kanban, Scrum entre outros.

Já o terceiro passo é fazer a implementação da gestão ágil, com a aplicação dos valores, papéis e cerimônias. O que posso te garantir é que se você optar por uma gestão ágil no seu projeto de e-commerce, você irá trabalhar com entregas frequentes e de alto valor ao seu cliente final, aumentando o ROI, além de gerar confiança e atrair o interesse de seus clientes.

4° PASSO

O quarto passo é o aculturamento.

Após ter um projeto e-commerce definido, estando ele em pleno desenvolvimento ou já em funcionamento, o aculturamento ágil de todos os envolvidos no projeto deve ser realizado.

Isso porque um gerenciamento de projeto de e-commerce ágil, para ser efetivo, deve se basear em práticas Ágeis. Ou seja, deve estar embasado em um conjunto de técnicas ágeis que conseguirão proporcionar mais rapidez, eficiência e flexibilidade a ele. Porém, para isso, todos os envolvidos precisam estar adaptados e familiarizados com essas técnicas, coisa que é proporcionado pelo aculturamento.

O aculturamento geralmente acontece através de um treinamento inCompany, realizado com um profissional experiente. E é uma super dica para você que quer fazer a transição ágil em qualquer projeto, mesmo que não seja um e-commerce.

Esses são os 4 passos fundamentais para o desenvolvimento de um projeto de e-commerce com o gerenciamento ágil, que o tornará mais produtivo e eficiente.

Para entender mais sobre Gestão Ágil de Projetos convido você a ler os outros artigos que já escrevi sobre o assunto aqui no portal da Mateada, clicando aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Assine nossa Newsletters

Receba semanalmente as principais notícias e conteúdos sobre Marketing Digital.

Você pode gostar disso