ROAS

Olá, meu nome é Rogério Ramalho, sou especialista em marketing digital e performance, acabei de fechar uma parceria com a Mateada e por isso vocês vão me ver por aqui pelo menos uma vez por mês, trazendo conteúdos relevantes e atuais sobre marketing digital.

Hoje é o meu primeiro post e nele vamos abordar e descomplicar o ROAS (Return on Advertising spend). Assim, os tópicos abordados nesse conteúdo serão:

  • O que é ROAS?
  • Como calcular o ROAS do seu negócio?
  • Fatores que podem influenciar diretamente no resultado do ROAS

Desejo a você uma boa e proveitosa leitura.

O que significa ROAS?

Para fazer uma primeira abordagem bem certeira sobre o que é ROAS, devo dizer que ele funciona como um microscópio que consegue ver e analisar detalhadamente um pedaço do seu negócio. Ele tem um funcionamento bem específico, sendo inteiramente dedicado aos seus anúncios.

Em outras palavras: o ROAS é uma ferramenta plenamente capaz de examinar a saúde das suas campanhas na internet. Com ele é possível ver o desempenho dos seus anúncios. Deu para entender?

E agora você deve estar pensando: entendi, sim. Mas qual é o benefício disso, na prática? Acontece que ver e analisar o desempenho dos seus anúncios é um fator determinante para as suas tomadas de decisões. É o seguinte:

  • Um bom desempenho de campanha pode te fazer ganhar muito dinheiro.
  • Um desempenho ruim de campanha pode te fazer perder muito dinheiro.

E aí, você faz parte dos que querem ganhar mais dinheiro ou menos dinheiro? Se você respondeu que quer fazer parte dos que querem ganhar mais, então você precisa continuar a leitura para entender como calcular o ROAS!

Como calcular o ROAS?

Bom, se você já conseguiu entender o que é o ROAS, entender o cálculo vai ser moleza, até porque esse é um cálculo bem simples. Confira a seguir

O cálculo é feito assim:

Primeiro você pega a receita total das suas campanhas e divide pelo custo com anúncios.

Depois, para saber o valor percentual, é aquele cálculo básico da aula de matemática: basta multiplicar o resultado por 100.

Exemplo prático: você investiu 10 mil reais em campanhas e teve um retorno de 100 mil. Pelo cálculo acima, o seu ROAS é de 10 ou 1000%. Trazendo de forma ainda mais clara: para cada 1 real investido, você teve um lucro/retorno de 10 reais.

Agora, nem tudo é só lucro. Assim como é possível lucrar muito com uma campanha de anúncios, também é possível ficar no 0 a 0 ou ainda perder muito dinheiro. Por isso é importante entender o que é o ROAS e como calculá-lo.

Por exemplo: se na mesma ocasião onde você investiu 10 mil o seu retorno foi de 10 mil reais, o seu ROAS seria de 1 ou 100%. Nesse caso você ficou no zero a zero.

Mas se no mesmo exemplo, com os mesmos 10 mil investidos, você só tem 5 mil reais de retorno, assim seu ROAS fica sendo de 0.5 ou 50%. Ou seja, você teve o retorno de 50 centavos para cada 1 real investido e saiu no prejuízo. Deu para entender os três resultados possíveis?

Quanto é um bom ROAS?

Pois bem, se você se lembra das suas aulas de matemática, você sabe que tem sempre uma regrinha básica para cada fórmula, e neste cálculo não é diferente.

A regra básica para o cálculo do ROAS é:

  • Um ROAS maior que 100%, significa lucro.
  • Um ROAS menor que 100%, significa prejuízo.
  • Um ROAS igual a 100%, ficou elas por elas.

Sim, é só isso. Simples assim. Porém, você não deve desconsiderar esse cálculo devido à sua simplicidade, pois é ele que vai te ajudar a saber se o dinheiro que você injeta em anúncios te traz lucro ou prejuízo.

Curtiu saber disso?

Então para fechar, vale te dizer que o seu ROAS pode ser influenciado por alguns fatores, como, por exemplo:

  • Custo por clique: que você só paga quando alguém clicar no seu anúncio
  • Segmentação de público: que pode ser um tiro no pé se não for considerado na hora de colocar para rodar os anúncios.
  • Taxa de conversão: quanto maior é a conversão dos seus anúncios, mais alto o seu ROAS tende a ser.
  • Life time value (LTV): indicador que te mostra os clientes que valem a pena para o seu negócio.

Esse é um assunto um pouco mais complexo que ficará para outro momento. Mas você pode entender mais sobre cada um desses fatores hoje mesmo no meu blog. Clique e confira!

Termino esse conteúdo com um agradecimento especial a Mateada pela parceria e confiança e também a você que me prestigiou lendo até aqui.

Valeu e até o próximo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa Newsletters

Receba semanalmente as principais notícias e conteúdos sobre Marketing Digital.

Você pode gostar disso