Na última quinta-feira (25), o YouTube compartilhou uma ferramenta experimental de pesquisa de palavras-chave com a comunidade de creators.

Usuários poderão visualizar os termos pelos quais os espectadores do canal estão buscando, além de pesquisar consultas realizadas pelo público do YouTube como um todo.

A novidade foi anunciada por Alina Verbenchuk, Product Manager do YouTube, em um vídeo do canal Creator Insider:

Nós sabemos o quanto a busca é importante para creators e seu processo de planejamento de conteúdo. Afinal, ela dá um sinal muito forte do que as pessoas estão procurando e o que elas gostariam de ver na plataforma. Creators nos disseram que querem saber o que o seu público está buscando, porque vai ajudá-los a criar conteúdo relevante com o qual as pessoas se identifiquem.

Ative a tradução automática para ver o vídeo completo com legendas em português!

SEO para YouTube representa uma grande oportunidade

Muitos profissionais de SEO esquecem que, embora abrigue um tipo de conteúdo específico, o YouTube nada mais é do que um mecanismo de busca. Ou seja, é uma grande oportunidade de gerar brand awareness e receita.

Para você ter uma ideia, ele só fica atrás do Google. São 3 bilhões de buscas por mês: mais do que o Bing, Yahoo!, AOL e Ask.com juntos.

Ou seja, fazer uma pesquisa de palavras-chave e tentar entender por quais termos as pessoas estão pesquisando é o primeiro passo para criar uma estratégia que traz resultados consistentes e atrai novos públicos, criando fidelização ao conteúdo.

Antes, creators ficavam dependentes de ferramentas de terceiros, como é o caso do Ahrefs; ou recursos limitados, como as sugestões do próprio campo de pesquisa do YouTube.

Termos relacionados para o termo "marketing de conteúdo" no YouTube
Digitar uma palavra-chave na barra de pesquisa traz termos relacionados (Fonte: YouTube/Reprodução)

Por sua vez, a ferramenta do YouTube não fornece informações detalhadas como volume exato de busca. Entretanto, não deixa de ser uma fonte de dados oficiais, possivelmente mais confiável do que outras plataformas.

Visão geral: funcionalidades da nova ferramenta do YouTube

A ferramenta de pesquisa de palavras-chave do YouTube traz uma amostra de buscas que foram realizadas nos últimos 20 dias. Ela é dividida em duas seções.

Your Viewers’ Searches traz os termos pesquisados pelos espectadores do seu canal (ou canais similares).

Aba Your Viewers' Searches do Search Insights do YouTube
Aba de “Your Viewers’ Searches” exibe buscas dos espectadores do canal (Fonte: Creator Studio/Reprodução)

Searches Across YouTube mostra as consultas feitas por todos os usuários do YouTube.

Termo digitado na busca de pesquisa de palavras-chave de todos os usuários do YouTube

Buscas feitas por todos os usuários do YouTube no Search Insights
Aba de “Searches Across YouTube” mostra buscas dos usuários do YouTube (Fonte: Creator Studio/Reprodução)

Ou seja, usuários podem criar conteúdo similar ao que já possuem, com o objetivo de atrair mais engajamento do público já fidelizado; ou sair da zona de conforto e abordar tópicos diferentes, para abranger outros grupos de espectadores.

A ferramenta ainda traz a etiqueta de Content Gap, ou “lacunas de conteúdo”. As palavras-chave marcadas com este recurso possuem um volume de buscas considerável, mas os resultados não são relevantes ou de alta qualidade.

Assim, representa uma oportunidade de produzir conteúdo que não possui grande competição, o que pode trazer resultados mais rápido.

Sem previsão de lançamento para o público geral

A ferramenta de pesquisa de palavras-chave fica na seção de Analytics do Creator Studio, dentro da aba Research. Entretanto, o YouTube não deixou claro se a funcionalidade será incorporada permanentemente, ou quando isso pode acontecer.

Também não há nenhuma indicação de quais contas podem utilizar a ferramenta em caráter experimental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa Newsletters

Receba semanalmente as principais notícias e conteúdos sobre Marketing Digital.

Você pode gostar disso