Para quem trabalha com a criação de campanhas, produção de textos e atividades semelhantes, a matemática aprendida na escola nem sempre parecia algo aplicável. Porém, o matemarketing surgiu para desconstruir essa ideia.

O propósito desse conceito é simples: unir a matemática ao marketing. Afinal, as estratégias são mais acertadas quando embasadas em números. Além disso, essa análise é capaz de trazer insights valiosos, que tendem a colocar a sua marca em evidência.

Então, o que acha de saber mais sobre o matemarketing? Entenda como os dados podem ajudar a melhorar o branding da sua marca e alcançar resultados mais elevados.

O que é matemarketing?

O matemarketing é uma prática que consiste em usar números para direcionar as ações da equipe de marketing. O conceito surgiu devido ao advento do Big Data, tecnologia de coleta, tratamento e análise de dados, a fim de transformá-los em informações e insights relevantes.

Por meio do matemarketing, é possível usar os dados para descobrir quais estratégias têm maior potencial de sucesso. A partir disso, é possível fortalecer a imagem da empresa e expandir seu negócio.

Nesse momento, você está pensando: “os dados que a minha equipe coleta hoje e os conteúdos criados não são suficientes?”. Você pode ter encontrado uma estratégia de sucesso e ter bons resultados. Mas a verdade é que o marketing intuitivo já não faz muito sentido no mercado.

Quanto aos dados atualmente coletados, eles são válidos. No entanto, nem sempre existe uma estratégia de análise bem estruturada. Isso prejudica os resultados alcançados.

Por exemplo, talvez sua equipe saiba construir um briefing bem-feito, tenha informações de personas e as principais informações necessárias para atingir bons resultados. Porém, ao utilizar a inteligência de dados como pilar da sua estratégia de negócio, o resultado tende a ser alavancado.

Isso porque as campanhas e os conteúdos são criados para garantir o alto engajamento do público-alvo. Além disso, você tem mais precisão na identificação de padrões e preferências do grupo de pessoas a ser atingido.

Entenda qual é a definição de público-alvo e as diferenças para a segmentação de mercado.

Como funciona o matemarketing?

O conceito consiste em utilizar o Big Data para descobrir insights e criar campanhas digitais mais bem direcionadas. Por isso, são realizadas análises constantes, a fim de excluir quaisquer suposições e hipóteses.

Para isso, são aplicadas 4 principais etapas:

  • Captação de dados: é realizada por meio de dados armazenados, enquetes, questionários, pesquisas e mais;
  • Análises de dados: consiste em organizá-los em tabelas ou sistemas que permitirão chegar a análises estatísticas. Esse processo ajuda a direcionar a escolha dos indicadores de performance para a criação das campanhas;
  • Identificação de padrões: a análise permite chegar a várias estatísticas que mostram os padrões de comportamento em cada canal. Assim, você descobre o que é melhor;
  • Acompanhamento de estratégias: é o momento de verificar se os resultados esperados estão sendo atingidos ou se é preciso fazer ajustes nas campanhas.

Com todas essas etapas, a prática garante:

  • Aumento da qualidade e da relevância dos conteúdos;
  • Maior precisão na identificação das personas e da etapa da jornada de compra em que cada cliente está;
  • Identificação das ações que precisam ser deixadas de lado e o que deve ser o foco da sua estratégia.

Portanto, o objetivo é integrar o matemarketing ao processo criativo. Essa junção é a que vai garantir o melhor resultado possível.

Onde aplicar o matemarketing?

A união entre matemática e marketing digital pode ser aplicada em diferentes momentos. A ideia é que as ações sejam personalizadas para garantir o melhor resultado em todas as etapas do funil de vendas. Entre as principais atividades beneficiadas pelo matemarketing estão:

  • Definição da persona, já que é possível identificar dados de compra, necessidades, desejos, histórico de interações etc.;
  • Aquisição de clientes, ajudando a traçar estratégias mais acertadas de acordo com o perfil e a etapa do funil de vendas. Isso gera mais conversão;
  • Acompanhamento do desempenho das estratégias de marketing, que ocorre em tempo real para fazer as correções necessárias.

Em suma, o matemarketing é uma medida necessária, que ajudará o seu negócio a se destacar e melhorar seus indicadores de performance. Por isso, vale a pena utilizá-lo para alavancar seus resultados.

Quer ver mais dicas importantes para fortalecer sua marca? Assine a newsletter da Mateada e receba as melhores informações!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Assine nossa Newsletters

Receba semanalmente as principais notícias e conteúdos sobre Marketing Digital.

Você pode gostar disso