SEO para review de produtos

Você sabe fazer SEO para review de produtos? De tempos em tempos o Google atualiza seus algoritmos e passamos a perceber mudanças no ranqueamento das páginas no resultado de busca. Quando a questão são os produtos, é a Product Review Update que entra em cena: atualizado desde 2021, esse algoritmo tem como principal objetivo melhorar a experiência dos usuários, priorizando produtos com avaliações de qualidade, e que possam fornecer as ferramentas necessárias para tomadas de decisão de compra com propriedade.

Sendo assim, as avaliações originais, bem escritas e que considerem sobretudo o ponto de vista do consumidor, suas dúvidas e necessidades, são privilegiadas. Se você já encontrou algum site com avaliações suspeitas na internet sabe exatamente do que estamos falando: é justamente por conta delas que o buscador passou a fazer esses updates periódicos.

Vale dizer que, por não se tratar de uma core update, apenas os sites que publicam avaliações de produtos, como lojas virtuais e e-commerces, são afetados. As core updates, por outro lado, mexem com tudo e afetam toda e qualquer página disponível na internet.

Como fazer SEO para review de produtos?

Como as atualizações não são focadas apenas em um ou outro aspecto das resenhas, mas em um conjunto de boas práticas, é fundamental ficar atento ao que o Google orienta com base em uma série de pesquisas e entrevistas com usuários reais.

Isso é importante, inclusive, para criar estratégias de marketing de afiliados e blogs de e-commerce. Então, quem conduz projetos desse tipo e tem o buscador como principal fonte de tráfego precisa ficar de olho.

Assim, as reviews de produto devem seguir as práticas básicas de SEO para blog que já conhecemos. Na sequência, você vê um resumo, mas clique no link para acessar o artigo completo e saber mais:

  • Pesquisa de palavras-chave: entenda os termos que os usuários usam para buscar informações sobre o produto e responda às suas dúvidas com propriedade. Não deixe de incluir as palavras-chave principais em locais estratégicos da página, como Title, heading tags, URL, Alt Tags de imagens, e ao longo do conteúdo.
  • Title e Meta Description: usando a palavra-chave, atente-se para criar conteúdos que incentivem o usuário a clicar na sua página. Veja o que os concorrentes da SERP estão anunciando e veja como você pode se diferenciar deles (para melhor!). Isso ajuda a aumentar o tráfego, mesmo se você não estiver na primeira posição.
  • Persona: você não tem como saber qual enfoque dar ao conteúdo se não conhece o comportamento e as preferências do leitor do seu blog a fundo. Invista recursos nessa etapa do planejamento para aplicar os elementos certeiros que podem ajudar a persuadir o seu público específico. Essa é mais uma maneira de otimizar o custo-benefício da estratégia.
  • Legibilidade e escaneabilidade: a leitura dinâmica é uma regra na internet, ainda mais quando se trata de conteúdos longos. Garanta que o usuário possa encontrar todas as informações importantes ao escanear o seu artigo, para que seja útil mesmo que ele não leia todas as linhas. E nada de ser rebuscado na escrita, porque um texto fácil de ler é o ideal.
  • Links: obter links externos é importante para que o Google entenda que o seu blog é uma referência em seu nicho de atuação. Por isso, invista em táticas de link building para fazer com que seu site seja reconhecido. Ao mesmo tempo, é imprescindível ter uma estrutura de links internos relevante, que conecte páginas complementares e estimule a navegação.

Dicas bônus

Crie conteúdo original e de qualidade

Ao escrever uma revisão de produto, seja objetivo e forneça informações úteis e relevantes para os usuários. Evite copiar e colar descrições de produtos de outros sites, pois isso pode prejudicar sua classificação nos mecanismos de busca.

Promova sua revisão de produto

Depois de escrever sua revisão de produto, promova-a em suas redes sociais e em outros sites relevantes. Quanto mais links de qualidade apontarem para sua revisão, melhor será sua classificação nos mecanismos de busca.

Além desses fatores, o Google divulgou uma série de boas práticas específicas para tornar reviews de produtos mais completas, verídicas e úteis para o usuário. São delas que vamos falar nos tópicos a seguir!

Evidências de uma avaliação real

Ao escrever uma avaliação, você ganha pontos se provar que a resenha é, de fato, real. Ou seja, você efetivamente adquiriu o produto de alguma maneira e testou para chegar às conclusões descritas no conteúdo.

Isso pode ser feito através de um ponto de vista de primeira pessoa, onde você descreve sua experiência com o produto e o que levou a avaliá-lo de determinada maneira. Ou, também, com recursos de áudio, imagem ou vídeo que comprovem seu contato com o produto.

Diferenciação da concorrência

Se um usuário está buscando pela review de um produto, é porque ele quer saber se deve escolher essa opção ou recorrer à concorrência. Sendo assim, é uma boa prática comparar o produto ou a marca com competidores diretos, que podem oferecer uma solução similar.

Isso ajuda o leitor a entender quais são os benefícios e desvantagens específicos daquele produto e, assim, chegar à conclusão de que fatores mais importam para ele, fazendo a escolha pela opção mais adequada.

Possibilidades de uso

Uma boa maneira de fornecer informações úteis para um possível comprador é explicar quais são as possibilidades de uso do produto. Ou seja, em quais situações aquele item será benéfico em seu dia a dia? Ele é adaptável, dependendo da situação?

Avaliação quantitativa de fatores

Considerando que a review deve ser baseada em diversos aspectos sobre o produto, é uma boa prática estabelecer e divulgar os fatores que compõem um feedback positivo ou negativo.

Por exemplo, a avaliação de uma geladeira pode considerar o volume interno, o design, o consumo de energia, a capacidade de refrigeração e as funcionalidades extras. E, no final, um produto se sairá melhor do que o outro em aspectos diferentes. Nesse caso, como comparar?

É aí que entra a avaliação quantitativa. É possível dar notas para cada aspecto, chegando a um valor final (medido em números ou estrelas, por exemplo) que pode ser usado para verificar o desempenho individual e coletivo do produto. Isso ajuda a trazer um panorama sobre a performance com mais exatidão.

Prós e contras

Nenhum produto vai ser perfeito em todos os aspectos. Nesse caso, não hesite em trazer uma comparação dos prós e contras do que está sendo avaliado.

Explique os benefícios e o que eles trazem de positivo para o possível comprador, mas não deixe de ser transparente quanto às desvantagens. Afinal, o que é um fator decisivo para um cliente pode não ser para outro. Fornecendo um panorama completo para o leitor, você ganha credibilidade e confiança.

História e evolução

Via de regra, o produto que está sendo avaliado vai ser uma evolução dentro da linha da marca. Nesse caso, você pode trazer informações sobre as versões antigas, delineando quais mudanças foram aplicadas para oferecer uma experiência ainda melhor para o cliente no produto atualizado.

E se for um lançamento, você se pergunta? É possível que a marca já tenha lançado itens similares, ou tenha um histórico de produção em um determinado segmento. Aí, vale trazer informações relevantes nessa pegada.

Diversas opções de compra

A regra é oferecer ao leitor a experiência mais completa possível dentro do seu site, para que ele não tenha que buscar outras fontes. E as opções de compra são um quesito importantíssimo!

Por isso, tente inserir links para compra de várias lojas e marketplaces. Se der para trazer o preço automaticamente, ainda melhor! Assim, ele consegue avaliar a melhor opção, com mais chances de fazer a compra pelo seu link e trazer a tão sonhada comissão.

Perguntas frequentes sobre SEO para review de produtos

Com objetivo de deixar ainda mais claro o funcionamento do algoritmo, o Google trouxe algumas dúvidas frequentes entre os usuários que possuem projetos de reviews de produtos. Na sequência, você vê a tradução na íntegra de cada uma delas!

Updates de reviews de produto são relevantes para resenhas de comparação e listas de rankings?

Sim. Os updates de reviews de produto se aplicam para todas as formas de conteúdo de avaliações. As boas práticas que compartilhamos também se aplicam. Entretanto, devido à natureza mais curta das listas de rankings, você talvez possa querer demonstrar expertise e reforçar sua autenticidade de um jeito mais conciso. Citar resultados pertinentes e incluir imagens originais de testes que você conduziu com o produto são boas maneiras de fazer isso.

Existe alguma recomendação para resenhas que indiquem o “melhor” produto?

Se você recomenda um produto como o melhor de todos ou o melhor para um propósito específico, certifique-se de compartilhar com o leitor por que você acredita que esse produto é o melhor. O que diferencia o produto dos outros do mercado? Por que o produto é particularmente adequado para o propósito da recomendação? Inclua evidências em primeira mão que corroborem esses pontos.

Se eu criar uma review que fala de múltiplos produtos, eu também devo criar reviews individuais para eles?

Pode ser efetivo escrever uma lista de ranking de alta qualidade de produtos relacionados em combinação com resenhas aprofundadas de produtos individuais. Se você escrever as duas, tenha certeza de que há conteúdo útil suficiente na lista para que ela funcione sozinha.

A atualização mais recente aconteceu em fevereiro de 2023 e trouxe uma mudança ótima: o algoritmo passou a funcionar em 11 idiomas, que são: inglês, espanhol, francês, italiano, alemão, português, russo, holandês, polonês, vietnamita e indonésio.

Fique atento para saber em primeira mão das próximas atualizações e como elas podem afetar o ranqueamento de sites no futuro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa Newsletters

Receba semanalmente as principais notícias e conteúdos sobre Marketing Digital.

Você pode gostar disso