Mão tocando uma ilustração de classificação de 5 estrelas, como se estivesse dando uma nota para um produto
Fonte: Freepik

No dia 23 de março de 2022, o Google anunciou mais uma atualização do algoritmo em relação às reviews de produtos. O objetivo é promover avaliações de alta qualidade, que efetivamente fornecem as ferramentas necessárias para que o usuário possa tomar a decisão de compra com propriedade.

A atualização não é focada em apenas um aspecto das resenhas, mas um conjunto de boas práticas determinadas pelo Google a partir de uma série de pesquisas e entrevistas com usuários reais.

Updates similares já haviam sido anunciados em abrildezembro de 2021. Até agora, apenas sites em inglês foram afetados, mas não deve demorar muito até que a atualização se expanda para outras línguas. E você precisa estar preparado quando esse momento chegar!

Por que isso é importante? As avaliações de produto são uma das melhores maneiras para criar estratégias de marketing de afiliados e blogs de e-commerce. Então, quem conduz um projeto desse tipo e tem o buscador como principal fonte de tráfego precisa ficar de olho.

Como fazer SEO para reviews de produtos?

Claro, as reviews de produto devem seguir as práticas de SEO para blog básicas que já conhecemos. Na sequência, você vê um resumo, mas clique no link para acessar o artigo completo e saber mais:

  • Pesquisa de palavras-chave: entenda os termos que os usuários usam para buscar informações sobre o produto e responda às suas dúvidas com propriedade. Não deixe de incluir as palavras-chave principais em locais estratégicos da página, como Title, heading tags, URL, Alt Tags de imagens, e ao longo do conteúdo.
  • Title e Meta Description: usando a palavra-chave, atente-se para criar conteúdos que incentivem o usuário a clicar na sua página. Veja o que os concorrentes da SERP estão anunciando e veja como você pode se diferenciar deles (para melhor!). Isso ajuda a aumentar o tráfego, mesmo se você não estiver na primeira posição.
  • Persona: você não tem como saber qual enfoque dar ao conteúdo se não conhece o comportamento e as preferências do leitor do seu blog a fundo. Invista recursos nessa etapa do planejamento para aplicar os elementos certeiros que podem ajudar e persuadir o seu público específico. É mais uma maneira de otimizar o custo-benefício da estratégia.
  • Legibilidade e escaneabilidade: a leitura dinâmica é regra na internet, ainda mais quando se trata de conteúdos longos. Garanta que o usuário pode encontrar todas as informações importantes ao escanear o seu artigo, para que seja útil mesmo que ele não leia todas as linhas. E nada de ser rebuscado na escrita, porque um texto fácil de ler é o ideal.
  • Links: obter links externos é importante para que o Google entenda que o seu blog é uma referência em seu nicho de atuação. Por isso, invista em táticas de link building para fazer com que seu site seja reconhecido. Ao mesmo tempo, é imprescindível ter uma estrutura de links internos relevante, que conecte páginas complementares e estimule a navegação.

Além desses fatores, o Google divulgou uma série de boas práticas específicas para tornar reviews de produtos mais completas, verídicas e úteis para o usuário. São delas que vamos falar nos tópicos a seguir!

Evidências de uma avaliação real

Ao escrever uma avaliação, você ganha pontos se provar que a resenha é, de fato, real. Ou seja, que você efetivamente adquiriu o produto de alguma maneira e testou para chegar às conclusões descritas no conteúdo.

Isso pode ser feito através de um ponto de vista de primeira pessoa, onde você descreve sua experiência com o produto e o que levou a avaliá-lo de determinada maneira. Ou, também, com recursos de áudio, imagem ou vídeo que comprovem seu contato com o produto.

Diferenciação da concorrência

Se um usuário está buscando pela review de um produto, é porque ele quer saber se deve escolher essa opção ou recorrer à concorrência. Sendo assim, é uma boa prática comparar o produto ou a marca com competidores diretos, que podem oferecer uma solução similar.

Isso ajuda o leitor a entender quais são os benefícios e desvantagens específicos daquele produto. Assim, ele consegue chegar à conclusão dos fatores que mais importam para ele e, assim, escolher a opção mais adequada.

Possibilidades de uso

Uma boa maneira de fornecer informações úteis para um possível comprador é explicar quais são as possibilidades de uso do produto. Ou seja, em quais situações aquele item será benéfico em seu dia a dia? Ele é adaptável, dependendo da situação?

Avaliação quantitativa de fatores

Considerando que a review deve ser baseada em diversos aspectos sobre o produto, é uma boa prática estabelecer e divulgar os fatores que compõem um feedback positivo ou negativo.

Por exemplo, a avaliação de uma geladeira pode considerar o volume interno, o design, o consumo de energia, a capacidade de refrigeração e as funcionalidades extras. E, no final, um produto se sairá melhor do que o outro em aspectos diferentes. Nesse caso, como comparar?

É aí que entra a avaliação quantitativa. É possível dar notas para cada aspecto, chegando a um valor final (medido em números ou estrelas, por exemplo) que pode ser usado para verificar o desempenho individual e coletivo do produto. Isso ajuda a trazer um panorama sobre a performance com mais exatidão.

Prós e contras

Nenhum produto vai ser perfeito em todos os aspectos, né? Nesse caso, não hesite em trazer uma comparação dos prós e contras do que está sendo avaliado.

Explique os benefícios e o que eles trazem de positivo para o possível comprador, mas não deixe de ser transparente quanto às desvantagens. Afinal, o que é um fator decisivo para um cliente pode não ser para outro. Fornecendo um panorama completo para o leitor, você ganha credibilidade e confiança.

História e evolução

Via de regra, o produto que está sendo avaliado vai ser uma evolução dentro da linha da marca. Nesse caso, você pode trazer informações sobre as versões antigas, delineando quais mudanças foram aplicadas para oferecer uma experiência ainda melhor para o cliente no produto atualizado.

E se for um lançamento, você se pergunta? É possível que a marca já tenha lançado itens similares, ou tenha um histórico de produção em um determinado segmento. Aí, vale trazer informações relevantes nessa pegada.

Diversas opções de compra

A regra é oferecer ao leitor a experiência mais completa possível dentro do seu site, para que ele não tenha que buscar outras fontes. E as opções de compra são um quesito importantíssimo!

Por isso, tente inserir links para compra de várias lojas e marketplaces. Se der para trazer o preço automaticamente, ainda melhor! Assim, ele consegue avaliar a melhor opção, com mais chances de fazer a compra pelo seu link e trazer a tão sonhada comissão.

Perguntas frequentes sobre avaliações de produtos

Por fim, o Google trouxe algumas dúvidas frequentes entre os usuários que possuem projetos de reviews de produtos. Na sequência, você vê a tradução na íntegra de cada uma delas!

Updates de reviews de produto são relevantes para resenhas de comparação e listas de rankings?

Sim. Os updates de reviews de produto se aplicam para todas as formas de conteúdo de avaliações. As boas práticas que compartilhamos também se aplicam. Entretanto, devido à natureza mais curta das listas de rankings, você talvez possa querer demonstrar expertise e reforçar sua autenticidade de um jeito mais conciso. Citar resultados pertinentes e incluir imagens originais de testes que você conduziu com o produto são boas maneiras de fazer isso.

Existe alguma recomendação para resenhas que indicam o “melhor” produto?

Se você recomenda um produto como o melhor de todos ou o melhor para um propósito específico, certifique-se de compartilhar com o leitor por que você acredita que esse produto é o melhor. O que diferencia o produto dos outros do mercado? Por que o produto é particularmente adequado para o propósito da recomendação? Inclua evidências em primeira mão que corroborem esses pontos.

Se eu criar uma review que fala de múltiplos produtos, eu também devo criar reviews individuais para eles?

Pode ser efetivo escrever uma lista de ranking de alta qualidade de produtos relacionados em combinação com resenhas aprofundadas de produtos individuais. Se você escrever as duas, tenha certeza de que há conteúdo útil suficiente na lista para que ela funcione sozinha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Assine nossa Newsletters

Receba semanalmente as principais notícias e conteúdos sobre Marketing Digital.

Você pode gostar disso