Conteúdo duplicado é o maior vilão da criatividade. Além de ser prejudicial ao site em que se encontra, impossibilita qualquer chance de uma boa estratégia de SEO.

Com o avanço da tecnologia, atrair clientes por meio de um bom conteúdo digital tem se tornado uma ideia cada vez mais presente e necessária. No entanto, o cuidado com aquilo que se publica é fundamental para que se obtenha o resultado esperado.

Por esse motivo, é imprescindível que se tenha cautela na hora de reproduzir aquilo que foi pesquisado, ou seja, total atenção para não cair, mesmo que de forma inconsciente, na duplicidade.

Você sabe de quais maneiras um conteúdo duplicado pode afetar negativamente a imagem de um site? Neste artigo, iremos pontuar os principais problemas que ele pode gerar. Confira!

O que caracteriza um conteúdo duplicado?

A concepção de conteúdo duplicado faz referência a segmentos de um material que é completamente igual ao outro. Isto pode ocorrer dentro de um mesmo site, ou entre páginas que abordam a mesma temática.

Conseguimos visualizar um grande exemplo disso, no momento em que pesquisamos conteúdos no Google e surgem respostas idênticas umas às outras.

Isso pode acontecer de forma involuntária ou até mesmo mal intencionada, porém, de qualquer maneira, os motores de busca costumam punir os sites que trazem a reprodução de conteúdos.

Embora a cópia de um conteúdo seja na maioria das vezes um grande problema, algumas exceções podem ocorrer, como é o caso de um site fazer a colagem de uma notícia importante de um grande portal de comunicações, para alertar seu público, por exemplo.

Contudo, esse tipo de prática é reconhecida pelo algoritmo do google que entende como sendo uma ressalva.

Um conteúdo duplicado também pode partir de um erro do programador do site, quando posta o mesmo material em domínios semelhantes, o que pode passar despercebido pelos internautas, mas nunca para os motores de busca.

Antes de tudo, é preciso entender como identificar esse tipo de duplicidade para ter a certeza de que você não está sendo vítima desse tipo de problema.

Como reconhecer um conteúdo duplicado?

Existem algumas formas simples para saber se estamos diante de um conteúdo duplicado. Veja algumas a seguir:

1- Tenha atenção ao seu domínio

Antes de publicar um material, seja ele em formato de texto, imagem, áudio ou vídeo, é fundamental que se tenha total atenção à URL criada. Endereços com erros de digitação ou de query string podem gerar confusões e duplicidade no conteúdo.

É importante que se revise constantemente se está tudo ok com a URL que foi produzida para que um mesmo conteúdo não seja publicado de formas diferentes, gerando a cópia automática.

2- Faça buscas no Google

Uma das melhores ferramentas para se identificar um conteúdo duplicado é a busca diretamente pelo Google.

O Google ainda é o mecanismo de busca mais usado para se obter respostas para o que procura. Assim como pesquisamos no dia a dia, para se ter a certeza da duplicidade de um conteúdo, você pode buscar por um trecho dele e esperar pelo resultado.

Caso ele apareça em mais de uma página, você já reconheceu a cópia a partir desse resultado.

3- Utilize o Copyscape ou ferramentas similares

Algumas ferramentas podem auxiliar na busca por conteúdo duplicado, dentre elas, temos a Copyscape que é um site no qual você consegue identificar as armadilhas que possam existir com o seu conteúdo em outras páginas.

A forma de utilização é bem simples: Basta inserir a URL do seu site e aguardar pela verificação. Ao final, você saberá se alguém mal intencionado fez a cópia do seu material.

Outra solução prática é o Siteliner, que é muito eficaz quando você precisa detectar se algum conteúdo de sua autoria foi duplicado dentro do seu próprio domínio. A aplicação é a mesma: somente inserir a URL e aguardar pelo diagnóstico.

Existem outras ferramentas úteis que contribuem para essa identificação, como é o caso do próprio Google Search, que além de mapear a cópia, também te ajuda a saber a qualidade de seus links.

Independentemente da ferramenta escolhida, é necessário estar sempre atento para que as suas estratégias de SEO não sejam prejudicadas pelo conteúdo duplicado.

De que maneira um conteúdo duplicado prejudica o SEO?

Como mencionado anteriormente, é de extrema importância que o conteúdo gerado pelo seu site seja bem aceito pelas pessoas que o procuram, ou seja, o sucesso do material produzido depende da quantidade de pessoas que fará o uso dele.

Quando uma pesquisa é feita no Google, os resultados obtidos são os que levará o internauta até a resolução do problema dele, e quando os motores de busca percebem que um mesmo conteúdo está sendo usado por dois lugares, ele deixa de priorizar as páginas atreladas a eles.

Deixaremos abaixo alguns exemplos do que o seu site pode sofrer, caso seja identificado com conteúdo duplicado:

  • perda de autoridade: os motores de busca irão priorizar outros sites, ao invés do seu;
  • remoção do seu site dos índices de resultados: isso quer dizer que seu conteúdo não mais aparecerá nos sites de buscas;
  • diminuição de visibilidade: se o seu conteúdo for igual ao do vizinho, logo, suas visualizações serão divididas com ele.

Em casos extremos, como a prática maliciosa do “plágio”, a pessoa que copiou o conteúdo propositalmente, praticou a violação do direito autoral e pode responder criminalmente por isso.

Como evitar esse tipo de situação?

Agora que você já conhece um pouco sobre conteúdo duplicado e entende de qual maneira ele pode ser prejudicial, que tal saber como evitar esse tipo de situação?

Além das ferramentas citadas neste artigo para a identificação da cópia, também é possível utilizar outros meios para administrar bem o seu material para que ele não passe por isso. Confira:

1- Experimente o redirecionamento 301

Este método é conhecido por fazer a alteração do seu domínio, sem precisar perder a autoridade do seu conteúdo, isto é, ele evita que os usuários oscilem entre duas URLs, por exemplo.

Caso você modifique a página do seu conteúdo, os motores de busca farão o redirecionamento para o conteúdo principal, evitando assim, a concorrência interna.

2 – Utilize Canonical Tags

A utilização de Canonical Tags tem a mesma finalidade do redirecionamento, porém de uma maneira mais eficiente.

Elas são inseridas no código HTML de cada página, informando assim para onde devem ser redirecionadas. O conteúdo duplicado não é eliminado, mas o usuário terá acesso apenas a sua página de autoridade.

3 – Insira a Tag “no index, follow”

Diferentemente das outras duas opções, fazer o uso da tag: “no index, follow” não irá redirecionar o internauta para a sua página, e sim, eliminar a duplicação do seu conteúdo dos índices de pesquisa, fazendo com que apenas o seu resultado apareça.

4 – Diversifique o seu conteúdo

Ainda que suas buscas no momento da construção de um conteúdo, resultem em respostas bem semelhantes, procure sempre fazer uma releitura daquilo que foi importante.

Você pode juntar diversas informações que colheu na internet, porém, na hora de produzir um material é fundamental que você explore outros tipos de linguagens, exemplos e referências, evitando assim, títulos e resumos parecidos.

Caso seja necessário copiar uma notícia, por exemplo, sempre copie e cole o link do artigo original, para que não se caracterize como duplicidade.

5 – Esteja sempre atento à distribuição do seu conteúdo

Publicar um material original é a forma mais correta de se ter bons resultados, mas isso não impede de você ser vítima de cópia. Pensando nisso, é extremamente necessário que você faça um rastreio periódico daquilo que você coloca na web.

Monitore constantemente o seu conteúdo, por meio de sites de buscas e pelas demais ferramentas que trouxemos aqui. Isso é essencial para que você sempre saiba que caminhos os seus conteúdos podem ter tomado.

Conclusão: Esteja sempre atento para evitar o conteúdo duplicado

Ninguém deseja ter um conteúdo duplicado e como vimos aqui, ele pode ser o responsável pelo declínio de seu site.

Gerenciar a forma como o seu material está sendo distribuído pode parecer complicado e até mesmo cansativo, mas acredite: todo cuidado é pouco quando desejamos atingir bons resultados.

Esteja sempre atento a qualquer sinal de cópia e evite transportar ideias de outras pessoas. Lembre-se que a sua escrita deve ser sempre original e para isso, temos dicas incríveis para a melhoria de seu conteúdo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Assine nossa Newsletters

Receba semanalmente as principais notícias e conteúdos sobre Marketing Digital.

Você pode gostar disso