O sucesso de vendas nos dias atuais está mais atrelado à fidelização e relacionamento com o cliente do que com a oferta de produtos e serviços.

Quando uma empresa inicia no mercado, normalmente ela começa com poucos clientes e por essa razão, fica mais fácil criar um atendimento personalizado para cada um deles.

À medida que o negócio cresce, é comum que os problemas de gestão desse relacionamento também comecem a aparecer. É então que se demanda o uso de uma ferramenta para auxiliar nesta questão, como um CRM.

Hoje existem diversos CRM gratuitos no mercado e se a empresa trabalha com um volume elevado de contatos de vendas, é imprescindível investir neles.

Além de melhorar o relacionamento com o cliente, o CRM auxilia na organização de informações necessárias para encontrar potenciais clientes e planejar o que é mais importante para um bom fechamento nos negócios.

Veja agora por que este tipo de software de vendas é indispensável e conheça algumas opções de CRM gratuitos.

O que é um CRM?

A sigla CRM consiste na abreviação de “Customer Relationship Management” que traduzido para a língua portuguesa é “Gestão de Relacionamento com o Cliente”.

Além de ser um software, o termo CRM também é utilizado para a estratégia de gestão de vendas, que engloba o marketing e atendimento da empresa, com a finalidade de unificar todos os pontos de contato com o cliente.

O CRM é utilizado para o armazenamento de informações dos clientes atuais e dos potenciais e isso inclui não só o nome de cada um deles, como os dados referentes ao endereço, telefone, e-mail, empresa que trabalha, entre outros itens.

Ele também serve para guardar as atividades e tudo o que foi gerado durante o contato, como as ligações telefônicas, e-mails, visitas ao site, e demais interações.

Quais são as vantagens de usar CRM gratuitos?

Na rotina de vendas, o CRM auxilia em abordagens mais eficientes, como por exemplo, ao entrar em contato com o cliente, a empresa já tem acesso a todo o histórico de informações que foram trocadas durante os contatos anteriores, desde que registradas pelo vendedor.

Além disso, o CRM elimina a gestão de contatos por planilhas, centralizando as informações em um só lugar, o que ajuda o vendedor a focar somente na necessidade do cliente e ao gestor comercial de acompanhar todos os processos de vendas executados.

Existem diversos CRM gratuitos, de qualidade e que muitas vezes são melhores do que as ferramentas exclusivas para assinantes e a maioria deles ainda possuem versões mais robustas que podem ser pagas se a empresa achar conveniente.

O melhor de tudo é que grande parte funciona por assinatura, sem a necessidade de longos contratos e com preços que variam de acordo com cada necessidade.

6 CRMs gratuitos para a otimização de resultados

Agora que já explicamos tudo o que um CRM pode proporcionar para a melhor gestão de uma empresa, é o momento de apresentar os melhores CRM gratuitos do mercado. Vamos conhecê-los?

1. RD Station CRM

O RD Station CRM é uma opção excelente, considerado um dos melhores sistemas de CRM do Brasil, especialmente se comparado a outros CRMs gratuitos.

É um software ágil e intuitivo, com diversas funcionalidades que auxiliam no gerenciamento das vendas, equipe e interação com o público.

Entre os principais recursos da ferramenta, destacam-se:

  • Estatísticas;
  • Gráficos;
  • Relatórios;
  • Funil de vendas;
  • Modelos de e-mail;
  • Integração com mais de 60 ferramentas.

Além disso, a ferramenta de automação de marketing RD Station possui o Plug CRM para ampliar o escopo de sua operação, oferecendo ainda mais funcionalidades aos clientes.

RD Station CRM

2. HubSpot CRM

A Hubspot é considerada a empresa responsável pela criação do marketing de conteúdo digital e sua automação. É uma das plataformas mais usadas do mundo neste segmento e possui um plano gratuito em portugês.

A hubspot CRM dispõe de funcionalidades como:

  • Cadastro centralizado de contatos;
  • Campos de formulário de suporte personalizado;
  • Geração de Tickets;
  • Insights de empresa;
  • Pipeline de vendas;
  • Registro automático de atividades;
  • Integração com mais de 60 ferramentas;
  • Entre outras.

A empresa ainda ressalta que ao optar pelo plano gratuito, o acesso nunca expirará.

HubSpot CRM

3. Agendor

O agendor é um CRM nacional, criado para os negócios que trabalham com a criação e controle de processos comerciais.

O software auxilia na rotina de vendas, além de acompanhar o progresso de cada lead. Para isso, ele conta com funcionalidades como:

  • Comunicação ágil com a equipe;
  • Controle de funil de vendas;
  • Histórico de clientes;
  • Relatório completos e intuitivos.

No entanto, o agendar não é grátis para todo o tipo de empresa, ou seja, ele oferece gratuidade de alguns meses para startups, empresas juniores e ONGs.

Caso a empresa se encaixe em alguma dessas situações, passará por uma análise antes de ser pré aprovada no plano gratuito.

Agendor

4. Bitrix24

O Bitrix24 é uma outra excelente alternativa de CRM gratuito, voltada para empresas que precisam também de gerenciador de projetos.

O CRM online oferece uma ferramenta com os seguintes recursos:

  • Automação de marketing;
  • Contato com clientes;
  • Comunicação multicanal;
  • Formulários;
  • Lead tracking;
  • Relatórios detalhados.

O único detalhe deste CRM gratuito é que a interface é em inglês.

Bitrix24

5. Meets

O Meets é um CRM nacional e por isso conta com um sistema de CRM gratuito em português.

Entre suas funcionalidades, podemos destacar:

  • Atendimento centralizado;
  • Agenda;
  • Funil de vendas;
  • Histórico de oportunidades;
  • Lembrete de atividades;
  • Relatórios.

Além do plano de CRM gratuito é possível testar os planos profissionais para conferir os seus recursos mais avançados.

Meets CRM

6. Zoho

A Zoho é a responsável pela disponibilização de diversas soluções digitais para negócios e o seu sistema CRM é uma excelente opção.

Com esta ferramenta é possível interagir com clientes em diferentes canais, gerenciar muitas equipes em uma única discussão e fazer o uso da inteligência artificial para prever tendências de negócios.

Desta forma dá para otimizar os resultados utilizando os painéis interativos que fornecem análises dos impactos dos seus negócios.

Os recursos dessa ferramenta são:

  • Automação de vendas e gerenciamento do processo;
  • Gestão de desempenho;
  • Vendas preditivas;
  • Vendas omnichannel.

O CRM dispõe de um período de avaliação gratuito de 30 dias e outros planos para quem desejar aproveitar todo o conteúdo disponível.

Zoho CRM

Como escolher o melhor CRM gratuito?

Definitivamente não há uma resposta única para este questionamento, pois cada negócio tem a sua necessidade.

No entanto, o mais importante na hora de escolher o melhor CRM gratuito é identificar quais são os recursos que a empresa mais precisa e avaliar como eles podem impactar positivamente no desempenho da equipe de vendas.

Para isso, é fundamental se atentar a alguns detalhes como:

  • Armazenamento na nuvem: com um CRM gratuito hospedado na nuvem, a necessidade de obter um servidor e manutenção técnica dentro da empresa não existirá. Além disso, compartilhar dados e informações será ainda mais fácil;
  • Funcionalidades do CRM: é importante entender as necessidades da empresa, para saber quais são as funcionalidades que a atenderá. Alguns CRMs possuem recursos que vão muito além da gestão de relacionamento com o cliente, como campanhas de marketing, por exemplo;
  • Possibilidade de realizar integrações: é importante considerar as integrações entre diferentes sistemas. Com o armazenamento na nuvem é possível integrar recursos de diversos softwares para tornar o CRM mais completo, como ERP, website, plataformas que registram transações, e outras possibilidades;
  • Experiência do usuário: um dos critérios mais importantes para a definição do CRM gratuito é entender como a empresa se sente ao utilizá-lo, isto é, se a equipe encontra funcionalidades, se possui design intuitivo, se a ferramenta está em português, entre outras questões que o período de teste gratuito pode ajudar a conhecer.

Vale a pena investir em um CRM com plano pago?

Como foi mencionado, todos os CRMs gratuitos também disponibilizam a versão paga de seus planos.

Investir ou não vai depender da necessidade de cada empresa. Entretanto, sempre é uma boa opção ter acesso aos recursos avançados que o plano pago oferece.

Um CRM é uma ferramenta que auxilia no alcance de objetivos como: melhoria de vendas, fidelização de clientes, retenção de consumidores, entre outras.

Para a empresa que deseja potencializar as chances de atingir tais objetivos, vale a pena investir em um CRM com plano pago para aproveitar a solução ao máximo.

Afinal, qual é o melhor CRM gratuito?

Cada CRM oferece recursos e possibilidades de expansão diferenciados para cada realidade de uma empresa.

É importante lembrar que o CRM gratuito deve ser uma ferramenta que facilite o trabalho e a rotina da equipe de vendas, impactando diretamente na melhoria dos resultados do setor.

Para que isso aconteça, é fundamental integrá-lo a outras ferramentas para a ampliação dos recursos. Esta é uma forma eficaz de aumentar a produtividade, reduzir gastos e evitar o retrabalho.

Se você gostou deste conteúdo, fique ligado nos próximos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Assine nossa Newsletters

Receba semanalmente as principais notícias e conteúdos sobre Marketing Digital.

Você pode gostar disso