Existem diversas formas de realizar uma boa divulgação de marca ou dar início a uma determinada campanha de marketing. Dentre as alternativas disponíveis, o press release é uma das que mais ganham destaque.

Essa ferramenta pode ser definida como uma espécie de matéria empresarial de caráter informativo, ou seja, que auxilia na propagação de uma mensagem específica em diversos meios de comunicação online ou offline.

Para exemplificar, quando você se depara com matérias sobre eventos, lançamento de um produto ou novidades das empresas, esse conteúdo, com certeza, faz parte de um press release.

Quando a empresa tem um press release, ela consegue entregar um conteúdo relevante para as pessoas, por intermédio da assessoria de imprensa sempre que desejar.

Neste artigo, vamos aprofundar a definição de press release e mostrar como é possível criar um para divulgar tudo que acontece em uma empresa nos principais veículos informativos. Acompanhe!

O que é um press release?

O press release, também chamado de comunicado ou boletim de imprensa, trata-se de uma ferramenta usada pela assessoria de imprensa com a finalidade de divulgar novidades e assuntos de interesse da mídia, como:

  • um lançamento de uma página;
  • um evento;
  • uma promoção;
  • uma notícia referente a um produto ou serviço;
  • uma nova parceria;
  • um prêmio;
  • dentre outros.

O seu principal objetivo é despertar o interesse dos veículos informativos, inspirando matérias jornalísticas que ajudarão na divulgação da empresa.

Na maioria das vezes, o press release é produzido por um assessor de imprensa ou profissional de relações públicas. No entanto, isso não é necessariamente uma regra.

Em relação ao formato, normalmente o press release é desenvolvido em texto, porém os mais atuais já são vistos com a inserção de elementos como imagens, vídeos, infográficos, links e demais recursos de enriquecimento do conteúdo, ampliando assim, as possibilidades de divulgação para os jornalistas.

Esse tipo de conteúdo é voltado para a imprensa e não ao público final, ou seja, tem como finalidade ganhar um espaço na pauta para que os profissionais de imprensa transforme-o em boas matérias para distribuição em jornais, revistas, sites, blogs, televisão e mídias sociais.

É importante saber que, os assessores de imprensa recebem diversos press releases por e-mail diariamente e são eles quem decidem quais são relevantes ao público e, por esta razão, é fundamental torná-lo rico em informações e atrativos.

Qual a importância de um press release para a empresa?

O press release é a maior conexão que as empresas podem ter com a imprensa, sendo uma fonte confiável de informações que facilitam o trabalho dos jornalistas.

Para os profissionais da imprensa, essa ferramenta é a que garante que as pautas sejam sempre atualizadas com conteúdos relevantes para a produção de matérias de interesse público.

Ter um press release é uma das formas mais simples e práticas de promover a marca, os eventos e os produtos e serviços da organização, além de lançamentos, atualizações, campanhas, ações e até mesmo respostas a polêmicas ou crises.

Em outras palavras, o press release é um comunicado versátil e tende a ser muito importante para qualquer tipo de assunto que mereça divulgação, desde que a imprensa também concorde com isso.

Como criar um press release?

Para criar um bom press release é importante compreender que o seu principal objetivo é despertar o interesse de um jornalista ou meio de comunicação. Por esta razão, é importante começar pelas regras básicas dos textos jornalísticos.

Os textos jornalísticos têm como características principais a objetividade, clareza e a apresentação das informações de forma completa. Sendo assim, devem ser escritos por meio de uma estrutura direta, evitando ambiguidades e destacando os fatos.

Além disso, é fundamental que o documento responda questões como:

  • O quê?
  • Quem?
  • Quando?
  • Como?
  • Onde?
  • Por quê?

Desta forma, o trabalho de publicação se tornará mais simples de ser produzido e a compreensão dos leitores ainda mais fácil.

Como deve ser a estrutura de um press release?

Agora que você já sabe o objetivo e as características do press release, deve entender como criar uma estrutura que chame a atenção. Confira agora quais são os elementos que não podem faltar no texto:

Título

O título é o responsável por chamar a atenção, ou seja, se ele não for bom, as chances do press release ser selecionado serão muito baixas.

Essa é a parte do texto que precisa surpreender, gerar curiosidade e ser atrativa. Além disso, o título não deve ser longo demais, isto é, quanto mais objetividade, clareza e fidelidade ao conteúdo, melhor.

É importante ter em mente que, antes do material ser lido pelo público, ele precisa ser interessante ao jornalista, e esses profissionais recebem textos todos os dias, portanto, investir em um bom título é essencial.

Local e data

Essa é uma regra fundamental quando se trata de press release. Isso porque, os profissionais que recebem textos precisam saber se o material é recente e como ele deverá ser inserido na pauta.

Os responsáveis pela publicação de conteúdo trabalham com agenda factual e especial, isto quer dizer que, alguns press releases serão relevantes apenas em determinadas datas e outros podem ser abrangidos em outros momentos.

A data deve aparecer juntamente ao local, que pode ser o endereço da empresa. Atente-se ao exemplo abaixo:

São Paulo, 19 de novembro de 2022.

Lead ou entrada

O primeiro parágrafo do texto deve, obrigatoriamente, responder os questionamentos primordiais do jornalismo e para isso, dá-se o nome de: lead ou entrada.

Este é o momento de usar as questões que abordamos anteriormente, o quê, quem, quando, onde, como e por quê, dependendo do assunto do release.

O ideal é que o led tenha entre 3 a 4 linhas e resuma as informações primordiais do texto. Desta forma, se o jornalista gostar da entrada, ele irá partir para o corpo do texto com a finalidade de absorver a temática do conteúdo.

Por esta razão, é importante que a construção desse parágrafo de início seja breve, porém claro e conciso, com o máximo de informações de uma única vez.

Corpo do texto

O corpo do texto é o espaço no qual a temática será desenvolvida em detalhes. No entanto, é importante manter a regra de frases e parágrafos curtos, além de objetividade.

Para que o material seja ainda mais assertivo, é indicado inserir citações dos responsáveis da empresa, ou seja, se o press release tiver o objetivo de divulgar uma campanha de marketing, o ideal é incluir um parágrafo com o depoimento do diretor de Marketing.

Conclusão

Como o próprio nome sugere, a conclusão é a parte final do release.

Para que ela seja boa, construa-a imaginando que o jornalista pode partir diretamente para a parte final, antes mesmo de ler o corpo do texto, por fins de curiosidade.

Por isso, ela também precisa resumir bem as informações contidas no corpo do texto e trazer uma informação extra para que o profissional queira saber mais sobre o conteúdo.

Sobre a empresa

Depois de finalizar a conclusão do press release, vale incluir uma breve apresentação da empresa.

Informações como a história da empresa, suas contribuições e principais características são os pontos mais destacados. Assim, o profissional pode usá-los para que o leitor conheça mais sobre a organização.

Contato

Por fim, é importante inserir o contato da pessoa responsável pela assessoria de imprensa da empresa.

Essa inserção é útil para o caso do veículo de comunicação precisar tirar alguma dúvida, complementar o texto ou até mesmo desenvolver matérias futuras.

Além dos elementos destacados, alguns pontos devem ser considerados no momento da criação do press release. São eles:

  • Relevância: o press release deve ser escrito pensando em assuntos que as pessoas gostariam de ler, em outras palavras, é fundamental desenvolver um texto que traga informações direcionadas ao público-alvo de cada meio de comunicação;
  • Autoridade: é fundamental que o conteúdo reflita toda a credibilidade que a empresa possui, isto é, quanto maior a reputação do mercado e nas mídias, melhor será o resultado do press release na imprensa. Além disso, quando a publicação é feita por intermédio de um importante veículo, ele também agrega valor a empresa;
  • Clareza: outro fator importante na criação do release é a clareza, ou seja, é importante que o conteúdo seja de fácil compreensão. Por isso, o ideal é abrir mão de termos técnicos ou caso sejam imprescindíveis, que sejam explicados no decorrer do texto;
  • Personalização: para criar um press release eficiente, é importante personalizá-lo de acordo com cada veículo que irá enviá-lo, isso quer dizer que, é essencial saber quais são os assuntos que cada meio de comunicação tem interesse;
  • Elementos visuais: como foi dito neste artigo, atualmente, os releases têm sido produzidos com diversos elementos além do texto em si. Por isso, lembre-se que imagens, vídeos, gráficos e qualquer outro tipo de multimédia tende a ser bem mais interessante;
  • Otimização para SEO: o release também pode ser otimizado para SEO, ampliando as chances de boa posição no Google, podendo ser facilmente encontrado pelos usuários.

Para quem e como o press release deve ser enviado?

Após a finalização do press release, é o momento de enviá-lo. Um dos maiores erros cometidos nessa etapa é dispará-lo para listas de e-mail de mídias de diversas segmentações.

Ao fazer isso, as possibilidades do release não ser publicado são imensas, uma vez que, nem todo assunto interessa a todos. Aqui entra a regrinha da personalização, está lembrado?

O ideal é oferecer o material com exclusividade para os meios de comunicação que possam servir como parceiros estratégicos, deixando claro que o conteúdo foi produzido de maneira totalmente exclusiva para eles.

Com isso, muito mais do que uma primeira reportagem, é possível manter uma relação com o veículo de imprensa, abrindo a porta para releases futuros.

Por fim, é fundamental que a empresa não descarte a possibilidade de contar com uma assessoria de imprensa para trazer mais contatos de jornalistas e veículos, além de fidelizar o relacionamento com esses profissionais.

Entendeu tudo sobre o press release?

Esperamos que este conteúdo tenha sido de grande valia para as suas principais dúvidas a respeito do press release.

Como vimos, escrever um bom release exige prévio conhecimento dos veículos de comunicação e criatividade no conteúdo.

Se você deseja saber mais sobre esse tipo de assunto, assine a nossa newsletter e não perca nenhum deles! Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa Newsletters

Receba semanalmente as principais notícias e conteúdos sobre Marketing Digital.

Você pode gostar disso