Com o crescimento e popularização das lojas virtuais, quem quer aprender como aumentar as vendas do e-commerce precisa de diferenciais concretos para se destacar.

Pensando nisso, separamos 5 ações de marketing digital que podem ajudar a divulgar seus produtos na internet.

Claro, nada pronto para rodar. Afinal, os detalhes de uma estratégia dependem das características específicas do seu negócio. Mas é um bom ponto de partida para que você possa começar o seu próprio planejamento!

  1. Crie um blog focado em estratégias de vendas
  2. Mantenha as redes sociais ativas
  3. Invista em SEO e usabilidade
  4. Rode anúncios de mídia paga
  5. Use a sazonalidade ao seu favor

1. Crie um blog focado em estratégias de vendas

Uma das ações mais eficientes para aumentar as vendas do e-commerce é investir em marketing de conteúdo. Ou seja, criar textos e outras mídias que atraiam os clientes para a sua loja através do valor gerado para eles.

Para que essa estratégia seja realmente eficiente, você precisa começar pelo planejamento de marketing de conteúdo.

É nessa etapa que você vai definir quem é o seu público-alvo e compreender o que seu produto pode fazer por ele. E, por fim, documentar a relação que ele terá com sua marca a partir do funil de conversão.

Essas informações serão a peça-chave para atrair seu cliente, fornecer as informações que ele precisa para tomar a decisão de compra e guiá-lo até a venda.

Ou seja, você vai criar conteúdos que levam o leitor até o seu produto, justificando o porquê de escolher seu negócio.

Se você quiser se aprofundar neste tópico, nós temos um post aqui no blog que mostra como criar um blog com foco em e-commerce 🙂

2. Mantenha as redes sociais ativas

Cada vez mais, as redes sociais geram níveis de engajamento explosivos e criam comunidades que acompanham fielmente cada passo de uma marca.

Para encorajar compras recorrentes e firmar o lugar da sua empresa no dia a dia do cliente, estar presente neste meio é essencial.

Entretanto, para isso, é importante que você crie conteúdo relevante e consistente. E não somente faça um post quando der na telha!

Novamente, o primeiro passo é se organizar. O planejamento de redes sociais vai ajudar você a definir seu escopo de conteúdo e outras informações importantes para a estratégia, como:

  • a frequência de postagem;
  • a persona ao qual seus posts vão se dirigir;
  • os canais de distribuição;
  • e os formatos de posts, entre outros.

Para quem já investe em marketing de conteúdo, desdobrar os conteúdos do blog nas redes sociais é uma boa forma de aproveitar recursos para atrair mais clientes para o e-commerce.

Isso pode ser feito através de conteúdos de topo de funil, que abordam assuntos e anseios gerais, mas estão relacionados com o seu negócio.

3. Invista em SEO e usabilidade

Se você já ouviu falar em SEO, mas não sabe exatamente do que se trata, atenção! Essa área do marketing digital é fundamental para aumentar as vendas do e-commerce.

SEO é um conjunto de estratégias de otimização que objetiva melhorar o posicionamento do site em buscadores como o Google e atrair tráfego orgânico.

Essas ações são muito eficazes para e-commerces porque a internet é o lugar onde as pessoas buscam por informações para basear uma compra. E, também, onde elas encontram os menores preços e prazos de entrega!

Entretanto, começar a fazer SEO não é um caminho fácil. Você pode dar o primeiro passo tentando entender quais são os critérios usados pelos mecanismos de busca para considerar uma página relevante.

Seguindo a mesma linha, vale a pena dedicar esforços para melhorar a usabilidade do seu site. Isso nada mais é do que a facilidade que os usuários têm para navegar no seu site e realizar ações básicas, como:

  • visualizar a descrição de um produto;
  • adicionar produtos ao carrinho;
  • ver a listagem de uma categoria;
  • e realizar o pagamento para finalizar a compra, entre outros.

A redução de atritos na usabilidade está diretamente ligada ao aumento da taxa de conversão de e-commerces. Afinal, se algo não vai como o esperado, o cliente fica irritado e abandona a compra.

4. Rode anúncios de mídia paga

A mídia paga é uma das estratégias de Inbound Marketing mais rápidas e eficazes para aumentar vendas no e-commerce.

Basicamente, ela consiste em rodar campanhas de anúncios para destacar seu site nos buscadores. Por exemplo, se alguém busca por “geladeira inox 3 portas Brastemp”, a página deste produto na sua loja aparece em destaque para o possível cliente.

Ou seja, existe um preço que você paga por cada pessoa que clica para chegar no seu site. Este é o famoso CPC (custo por clique).

Assim, você pode investir valores diferentes em diversas palavras-chave, criando estratégias assertivas para garantir que mais pessoas encontrem seu e-commerce.

No guarda-chuva da mídia paga, também entra uma ação com alto potencial de conversão: o remarketing.

Ele consiste de anúncios criados para serem exibidos para quem já visitou uma página do seu site. E por que isso é tão valioso?

Uma pessoa que entra em uma lista de remarketing já entendeu que pode solucionar suas dores através da compra. Além disso, ela já buscou alternativas para garantir o produto e chegou à sua loja.

Ou seja, você está anunciando para um cliente que já está avançado no processo de conversão e já está familiarizado com a sua marca!

Sendo assim, as chances de que o anúncio de remarketing será o “empurrãozinho” para que o usuário finalize a compra são consideráveis!

5. Use a sazonalidade ao seu favor

Trabalhar com a sazonalidade é um dos principais motores para aumentar as vendas do e-commerce. Por isso, estar bem preparado para aproveitar a oportunidade da alta procura pelos seus produtos é essencial para gerar cada vez mais receita!

Uma das etapas do planejamento estratégico da loja virtual é justamente prever quais serão essas brechas.

Além de datas tradicionais, como é o caso do Natal ou Black Friday, você pode prever ações para comemorações específicas do seu nicho. Por exemplo: para uma marca de chás, faz sentido fazer uma promoção no Dia Internacional do Chá, certo?

Se estiver buscando por ideias, veja nossa lista de datas comemorativas de marketing para se inspirar 🙂

Conclusão: aumentar as vendas do e-commerce requer esforço consistente

Já deu para ver que aumentar as vendas do e-commerce não é tão fácil assim, né? Se tivéssemos uma fórmula mágica para fazer sua receita crescer, pode ter certeza que já teríamos compartilhado aqui no site.

Entretanto, o que sabemos é que qualquer estratégia requer esforço consistente.

Afinal, mais do que somente atrair, o marketing também é sobre fidelizar clientes e criar um relacionamento com a marca. E a confiança só pode ser construída com o tempo, concorda?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Assine nossa Newsletters

Receba semanalmente as principais notícias e conteúdos sobre Marketing Digital.

Você pode gostar disso